terça-feira, novembro 08, 2005
Oh, how quick the sun can drop away?
Alguns problemas são inventados por nós, ou seja, são soluções que trazem problemas.
Como o carro que você compra pensando em não andar mais de ônibus e em chegar mais rápido, e aí você tem que se preocupar com a gasolina, com o IPVA, com o seguro, com o alarme, com o estacionamento, etc etc etc. A gente faz as coisas pensando na praticidade e na solução de problemas mas na maioria das vezes essas soluções acabam trazendo outros problemas. E o pior é que na ilusão do "se dar bem" a gente nem sequer percebe.
A tecnologia cria a ilusão da vida mais fácil - que é ilusão só em parte, porque não podemos negar que a tecnologia trouxe praticidade imensa e até revolucionou a maioria dos setores. Mas em alguns casos parecemos portugueses, tentando tornar mais fácil de fazer aquilo que já quase não exige esforço algum. Além disso, a maior parte da população mundial - uns 80% ou mais, acredito - ainda não tem acesso a essa tecnologia. E nem precisa ir longe pra achar gente que vive de maneira absolutamente simples e tradicional, da mesma maneira como a maioria da população viva há cerca de 60 anos atrás.
Difícil sentir falta daquilo que se desconhece. Por isso, seu João e dona Rosa, vizinhos do meu pai em Juquitiba (munícipio ao sul de São Paulo) , parecem felizes. Moram numa casa bem antiga, numa estrada de terra, vivem na maior simplicidade que eu já pude observar (sem passar fome), sem aposentadoria (sustentam-se com pequenos trabalhos manuais que realizam nas chácaras mais ricas das redondezas), e têm no máximo 3 peças de roupa e dois pares de sapatos cada. Computador, máquina de lavar, som pra tocar CD? Nem pensar. Fogão? À lenha. Nada de comer pizza de sábado, ir à livraria, ou viajar pra praia no fim de semana. Filhos eles não têm e, que eu saiba, tbm não sabem ler.
Talvez eles tenham uma TV, porque afinal, se depois de tudo isso eles ainda não pudessem assistir à novela das 8, aí realmente a vida seria triste.
Eles parecem felizes porque, na humildade, não sabem que teriam direito a mais. Não conhecem o outro lado, onde teriam direto a roupas de qualidade, educação de qualidade, educação de qualidade, etc etc etc. Pode ser que sejam felizes porque a simplicidade em que vivem traz essa felicidade mas,.. Não teriam dona Rosa e seu João o direito de escolher entre a) a vida que vivem hoje ou b)uma outra vida que eles desconhecem, que traria mais dignidade à eles.
E eu preocupada por que "só" vou ver dois shows do Pearl Jam. Tsc tsc.
Ana Paula Freitas at
3:23 PM